A Carpa conseguiu índices acima da média com integração caprichada e um rebanho 100% Nelore

Sistema de produção de altos índices e que respeita conceitos de bem estar e sustentabilidade foi apresentado em Dia de Campo que reuniu quase 400 pessoas no Vale do Araguaia

O projeto da Carpa demandou décadas de estudo e trabalho em busca de um modelo que tivesse sustentabilidade econômica e fosse embasado em um sistema produtivo eficiente e duradouro. Tudo foi construído com calma e passo a passo, considerando sempre critérios técnicos e fundamentos, visando a melhoria dos solos com ILP, implantação de áreas perenizadas por irrigação e a evolução genética do rebanho.

Ao mesmo tempo em que o criatório se tornava referência em nível nacional, também se destacava por premiações obtidas, títulos conquistados, marcas e números alcançados e superados.

Na pista a Carpa fez grandes campeões e matrizes modelo do Nelore e esteve simultaneamente em provas e concursos vencendo por qualidade de carne ou mérito genético. Como aconteceu em edições Circuito Nelore de Qualidade e mais recente na Confraria da Carcaça 2023, onde Ibis FIV Carpa, um filho do Euro em matriz Bacana MN, registrou pontuação 5 para marmoreio e ficou em terceiro lugar entre 90 inscritos.

“A história de premiações da genética Carpa, dos animais destinados a reprodução ou dos lotes comerciais, indica que a gente vem trilhando um caminho certo e evoluindo junto com a raça para atingir nossas metas internas e atender exigências cada vez maiores do mercado. A classificação do Ibis reforça essa ideia. A Carpa sempre confiou no potencial da raça. Ao longo de 52 anos de seleção o rebanho foi continuamente desafiado e pressionado em todas suas qualidades zootécnicas, mas jamais descaracterizado no seu racial”, conta o Gerente de Pecuária da Carpa, Luis Otávio Pereira Lima.

O sistema de produção do Nelore Carpa, que conta com manejo definido no sentido de se obter aproveitamento e eficiência máximos do solo com cultivo de grãos, pecuária seletiva e de corte em sistema de integração intensificada foi apresentado em todas as suas etapas e detalhado no Dia de Campo ILPI+ da Carpa. O evento realizado na primeira semana do mês de agosto, na Fazenda Cibrapa, em Barra do Garças, MT, atraiu quase 400 pessoas.

O público teve a oportunidade de participar de um treinamento intensivo sobre o modelo tecnológico que transformou uma área de solos carentes do Vale do Araguaia em uma fazenda potente e de alta performance. Além da parte teórica, uma sequência de dinâmicas apresentou os processos executados ao longo do ano no complexo Cibrapa, começando no plantio da soja e passando pelo cultivo de capim para silagem e feno, com estratégias de uso de pivôs, sequestro de fêmeas e confinamento.

O ponto alto do evento foi o da apresentação de lotes do núcleo PO e do rebanho comercial perfeitamente uniformes no desenvolvimento e no racial impecável frente a frente na área do confinamento e repetindo no tatersal em amostragem abrilhanta com reprodutores de exceção e suas progênies.     

“Quem vem no leilão ou vê na TV as vezes não consegue perceber todo esse processo e como a integração é fantástica e sustentável. É algo extremamente moderno, de responsabilidade social e com alta rentabilidade e gestão ao dividir recursos entre todas as etapas do projeto. Eu acho que foi muito inspirador porque tudo isso dá confiabilidade para o sistema”, falou o assessor técnico Carlos Alberto Marino filho.

Os palestrantes que foram ao evento para passar conhecimento também se impressionaram. “Me chamou muito a atenção, em uma visão particular apresentar junto o rebanho de genética com o gado comercial que também tem melhoramento. Esse é um dos nossos propósitos quando a gente fala de melhoria genética estamos querendo evoluir o gado comercial. Aqui na Fazenda Cibrapa eles praticamente equipararam a qualidade do rebanho de corte ao gado que eles trabalham para o melhoramento. Então isso é importante porque onde todos querem chegar a Carpa já chegou”, disse Maurício Palma Nogueira da Athenagro.

As palestras ministradas no Dia de Campo da Carpa foram: “Cenários Pecuária Brasileira” por Maurício Palma Nogueira; “Manejo Sustentável de Pastagens” pelo professor Adilson Aguiar; “Preparo de Solos em Áreas desafiadoras” pelo professor Gaspar Korndörfer; “Nutrição e Suplementação Animal” por Marcelo Guimarães da dsm-firmenich e “Nelore Carpa – De volta para o Futuro” pelo consultor Carlos Alberto Marino Filho.

O trabalho da fazenda e da marca será mais uma vez apresentado ao mercado, com foco no conteúdo do 44º Mega Leilão Anual Carpa em uma live no dia 31 de agosto, as 19h, no canal do Youtube da Carpa Serrana. Os participantes serão Eduardo Biagi e Luis Otávio Pereira Lima da Carpa, Paulo Horto e Lourenço Campo da Programa e Central Leilões e o assessor técnico Carlos Alberto Marino Filho.

E essa grande movimentação da equipe Carpa na abertura do segundo semestre e as portas do início da estação de monta culmina no maior evento do criatório, o Mega Leilão Anual Carpa, que em sua 44ª edição será realizado em dois dias para cumprir a oferta que leva a marca de qualidade do criatório em cada animal apartado. No dia 3 de setembro, domingo, a partir de 9h da manhã vão ao pregão 2.800 bezerros padrão Carpa com potencial para superar 20@ aos dois anos de idade e 200 reprodutores Carpa fechando 3 anos, que foram colocados em serviço na estação anterior e submetidos a vários filtros de seleção como avaliação genética, de funcionalidade e dois exames andrológicos. E no dia 4, às 20h30 é a vez das fêmeas PO. Nessa edição serão vendidas 80 fêmeas em lotes de bezerras precoces, vacas paridas, além de pacotes de prenhezes. 

Sobre a Carpa

A seleção Carpa tem 52 anos de trabalho com a raça Nelore.

O Nelore Carpa é avaliado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ) e pelo PMGRN (Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore da ANCP). Todas as tecnologias de reprodução assistida, bem como testes de ultrassonografia de carcaça, abates técnicos e provas de desempenho, integram o escopo de ações focadas na evolução do plantel.

A origem da Carpa é a Fazenda Fazendinha, em Serrana, no interior de São Paulo, mas o trabalho de melhoramento foi gradativamente reproduzido nas unidades da Cibrapa, em Barra do Garças, estado de Mato Grosso, e o volume mais representativo está atualmente nas terras do Centro Oeste.

O rebanho conta com uma dezena de milhares de matrizes e o manejo é conduzido em pastagens cultivadas, com suporte de confinamento e aproveitamento máximo de uma área superior a três mil hectares de soja em ILP, iniciada há 15 anos. Nos talhões reservados à integração, a soja é revezada com capim (mombaça e brachiaria ruzizienses) para a produção de volumoso. No último ano foram preparadas 20 mil toneladas de silagem e 5 mil toneladas de feno. Sobre os cuidados com o meio ambiente, a Carpa é um exemplo de produção com preservação com todas as áreas de APP e reserva legal dentro das regras do protocolo ambiental.

Serviço:

44º Mega Leilão Anual Carpa

3/09/2023 – Domingo – 9h
Virtual pelo Canal Rural
200 touros Nelore PO avaliados
2.800 bezerros de corte

4/09/2023 – Segunda-feira – 20h30
Virtual pelo Canal Rural
80 fêmeas PO
(Bezerras precoces, vacas paridas, pacote de prenhezes)

Assessorias: Carlos Marino e Guto Assessoria Leiloeira: Central Leilões