Rebanho Comercial

Pecuária de responsabilidade na criação comercial

O rebanho da Carpa Serrana está inserido em programas de melhoramento genético desde 1995. Primeiro no Nelore Brasil da ANCP e depois no PMGZ da ABCZ. Em pouco mais de duas décadas o criatório somou quase 40 mil animais registrados.

A permanente atenção ao tipo morfológico aliada ao uso criterioso de ferramentas tecnológicas de seleção, cumprindo a máxima de manter um olho na balança e o outro na pista, merece a maior parcela do crédito pelo sucesso e pelo reconhecimento que vem sendo conquistados ao longo dos anos.

Na Carpa os números das DEPS são observados juntamente com a avaliação fenotípica de cada indivíduo. O objetivo é produzir animais equilibrados, de boa conformação de carcaça, com aprumos e aparelho reprodutivo corretos, com caracterização racial.

Esses aspectos são observados quando os bezerros nascem e são monitorados durante todo o desenvolvimento dos animais até o momento da comercialização.

“A avaliação genética é uma ferramenta para nortear a reprodução em um plantel e não pode ser uma obsessão. Não adianta multiplicar o touro Top 0,1% sem cuidar do fenótipo. A pecuária seletiva que praticamos é a pecuária de responsabilidade”, afirma o gerente de pecuária Luís Otávio de Lima.

Nos relatórios de monitoramento do avanço genético, que são informados no módulo avançado do PMGZ o rebanho aparece em boa condição em todas as 9 características de crescimento, reprodutivas e maternas, a maioria em nível de evolução acima da média nacional. Os índices dão embasamento ao propósito da equipe técnica que é o de atender toda as necessidades da cadeia da bovinocultura com os produtos da Carpa. “É importante vender um touro apto a cumprir a função de servir as matrizes e agregar valor genético para que elas produzam bezerros de qualidade, com potencial para se desenvolverem rapidamente e assim chegarem cedo ao peso de abate com rendimento favorável no gancho. Esse é o conceito de ciclo curto que vai garantir renda ao pecuarista, carcaça de qualidade ao frigorifico e a carne que o consumidor deseja, complementa o gerente.