Live Técnica da Carpa destaca genética e jornada cinquentenária

História dos 50 anos de um projeto de melhoramento genético consistente e de seus frutos integram painéis do evento digital da seleção 100% Nelore

Valores genéticos do rebanho da Carpa Serrana, informações que comprovam a consistência do trabalho desenvolvido no criatório cinquentenário e animais especiais que representam a mais atual geração do rebanho 100% Nelore serão destaques da LIVE Técnica – Carpa 50 anos. O evento digital, agendado para 26/08 (próxima quinta-feira), terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da fazenda. “Vamos colocar a Carpa no centro de uma roda de debates entre amigos, que também são profissionais reconhecidos do meio pecuário e que conhecem a fundo toda a história de formação e de evolução desse plantel de referência. A gente quer contar detalhes de escolhas que determinaram todo o caminho percorrido pela seleção ao longo desse tempo, falar dos obstáculos superados e fazer um esquenta para o nosso leilão comemorativo”, diz o criador Eduardo Biagi.

No painel de mercado da Live Técnica, foi programada a apresentação de animais que traduzem o resultado do trabalho de melhoramento da Carpa voltado à produção de proteína vermelha e de genética, e que, em breve, estarão disponíveis para investimentos. “Além do conteúdo técnico e histórico, também teremos como grande destaque a apresentação de alguns lotes diferenciados indicados ao 42º Leilão Mega Anual Carpa. Para cada categoria que trabalhamos no leilão, teremos a oferta de um lote ‘Especial 50 anos’. Do gado de corte, escalamos bezerros filhos do EURO – um touro de confiança da Carpa, e, entre as fêmeas comerciais, apartamos um grupo de novilhas precoces registradas no PA, que foram inseminadas com o Euro e o Geração, registradas no PA e com prenhez confirmada”, conta o Gerente de Pecuária da Carpa, Luis Otávio Pereira Lima.

Além dos já citados, entram como surpresa para o evento virtual os lotes da promoção “Especial 50 anos” para as categorias Touros e PO.

O criador Eduardo Biagi, o gerente de pecuária da Carpa, Luiz Otávio Pereira Lima, o assessor pecuário, Carlos Alberto Marino, e o leiloeiro rural da Central Leilões, Lourenço Miguel Campo, estarão no encontro via web. “A Carpa consegue transferir os valores genéticos da seleção que ela faz no gado P.O para o rebanho comercial de maneira muito efetiva. E o que paga toda a conta e sustenta esse gigante mercado da proteína animal no mundo é o rebanho de grande escala. Queremos contar com todos os nossos amigos e clientes, bem como com os admiradores do trabalho da Carpa na Live”, finaliza Lourenço.

A LIVE será realizada no dia 26 de agosto, a partir das 18h30, e transmitida pelo canal do YouTube da Carpa Serrana: www.youtube.com/carpaserrana

Sobre a Carpa – No ano em que comemora seu cinquentenário, a Carpa realiza a 42ª edição do Leilão Mega Anual Carpa. Com a proposta “Vamos alimentar o mundo com o nosso melhor”, serão ofertados lotes de seleção e comerciais reunindo o melhor do trabalho do criatório. O remate, que será transmitido pelo Canal Rural, começa em 29/08, às 9 horas, com 3.000 bezerros de corte, 1.800 fêmeas comerciais e 220 touros Nelore PO, e continua no dia seguinte, às 20h30, com a disposição de 120 fêmeas Nelore PO.

O Nelore da Seleção Carpa é avaliado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ). Todas as tecnologias de reprodução assistida, bem como testes de ultrassonografia de carcaça, abates técnicos e provas de desempenho, integram o escopo de ações focadas na evolução do plantel. A origem da Carpa é a Fazenda Fazendinha, em Serrana, no interior de São Paulo, mas o trabalho de melhoramento foi gradativamente reproduzido nas unidades da Cibrapa, em Barra do Garças/MT, e o volume mais representativo está atualmente nas terras do Centro-Oeste. O rebanho conta com 10 mil matrizes e o manejo é conduzido em pastagens cultivadas, com suporte de confinamento e área de três mil hectares de soja em sistema de ILP. Nos talhões reservados à integração, a soja é revezada com capim (mombaça e brachiaria ruzizienses) para a produção de volumoso. No último ano, foram preparadas 15 mil toneladas de silagem e 2,3 mil toneladas de feno. Sobre os cuidados com o meio ambiente, a Carpa é um exemplo de produção com preservação. As áreas de reserva legal e APP ocupam 45,77% dos 25.865 hectares.