“Vamos alimentar o mundo com o nosso melhor”, propõe a Carpa no leilão dos 50 anos

A proposta do remate é traduzida na oferta do maior e melhor volume de lotes comerciais e de genética da história do criatório

A Carpa vai comemorar o cinquentenário promovendo a 42ª edição do Leilão Mega Anual Carpa. O evento de 2021 terá lotes de seleção e comerciais que expressam o melhor resultado do trabalho do criatório. Animais que carregam valores genéticos do rebanho, fundado em 1971, e que foram acumulados e melhorados durante cinco décadas, estarão disponíveis para todo o mercado.
“No leilão da Carpa, tem conteúdo para todo perfil de criador e pecuarista. Os lotes atendem quem precisa enriquecer o rebanho de seleção, quem quer formar um plantel PO a partir de uma base muito sólida, quem precisa de touro melhorador para fazer bezerro com alto rendimento e,lá na ponta, também os terminadores atentos aos melhores contratos externos para fornecer carne de qualidade ao mundo inteiro”, avalia o leiloeiro rural Lourenço Miguel Campo, que ainda preconiza: “É hora de manter essa roda da pecuária girando e com potência”.

O remate coordenado pela Central Leilões, que será transmitido pelo Canal Rural e Canal do Criador, começa em 29/08, às 9 horas, com 3.000 bezerros de corte, 1.800 fêmeas comerciais e 220 touros Nelore PO, e continua no dia seguinte (30/08), às 20h30, com a comercialização de 120 fêmeas Nelore PO.

A grande novidade da edição 2021 é que em cada categoria do Leilão Mega Anual Carpa, entrou como destaque uma oferta especial que foi chamada de ‘Lote 50 Anos’.“Do gado de corte, escalamos bezerros filhos do EURO – um touro de confiança da Carpa – e, entre as fêmeas comerciais, apartamos um grupo de novilhas precoces registradas no PA, que foram inseminadas com os touros Euro e o Geração, tiveram prenhez confirmada e são registradas no PA”, conta o Gerente de Pecuária da Carpa, Luis Otávio Pereira Lima.

Além dos já citados,outro destaque do evento é a venda de 50% do touro Fanton (Landau X Nobre). O reprodutor para central é Deca 1 em quase todas as características, tem 1.070 KG e 42 de CE. Na categoria fêmeas PO, a doadora Esmeralda (Landau X Backup) terá, da mesma forma, 50% de seus direitos abertos para lances e remate. “Nosso critério para definir quais animais iriam representar o ‘Lote 50 anos’ foi só um: apenas o melhor de cada categoria, não só do gado apartado para o leilão, mas de todo o plantel e das reservas da Carpa poderia receber essa chancela. Fanton e Esmeralda são o ápice das novas gerações, o que justifica e explica a oferta dos dois animais em 50%. Queremos, ainda, usufruir do valor genético deles na Carpa, mas ficaremos honrados de compartilhar com o novo sócio”, conta o Gerente de Pecuária da Carpa, Luis Otávio Pereira Lima.

Em 2020, pela primeira vez em formato 100% virtual, o Leilão Mega Anual Carpa registrou importantes recordes de valorização, sinalizando o momento favorável da atividade pecuária, que perdura e se mantém estável com o interesse crescente pelo Boi China e pela produção eficiente de animais que atendem com qualidade ao mercado externo e demandam alta genética e investimento na base da cadeia. A expectativa para o evento dos 50 anos da Carpa é ainda melhor. “Essa é a história dos 50 anos de um projeto de melhoramento genético, regado com muita teimosia e persistência, tendo seus frutos e suas conquistas. Sentimos orgulho de poder realizar um leilão desse porte e, através de toda a atenção que ele recebe, poder mostrar ao mundo o quanto a pecuária do Brasil é séria e eficiente, tanto quanto a raça Nelore é imbatível”, finaliza o criador Eduardo Biagi.

42º Mega Anual Carpa
29/08 – Canal Rural e Canal do Criador, 9h
3.000 bezerros
1.800 fêmeas comerciais
220 touros

30/08 – Canal Rural, 20h30min
120 fêmeas Nelore PO

Leiloeiras: Central Leilões e Programa Leilões
Assessorias: Guto Assessoria, Carlos Marino Assessoria e Wagner Peroto Assessoria

Sobre a Carpa

O Nelore da seleção Carpa é avaliado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ). Todas as tecnologias de reprodução assistida, bem como testes de ultrassonografia de carcaça, abates técnicos e provas de desempenho, integram o escopo de ações focadas na evolução do plantel. A origem da Carpa é a Fazenda Fazendinha, em Serrana, no interior de São Paulo, mas o trabalho de melhoramento foi gradativamente reproduzido nas unidades da Cibrapa, em Barra do Garças, estado de Mato Grosso, e o volume mais representativo está atualmente nas terras do Centro-Oeste. O rebanho conta com 10 mil matrizes e o manejo é conduzido em pastagens cultivadas, com suporte de confinamento e área de três mil hectares de soja em sistema de ILP. Nos talhões reservados à integração, a soja é revezada com capim (mombaça e brachiariaruzizienses) para a produção de volumoso. No último ano, foram preparadas 20 mil toneladas de silagem e 3 mil toneladas de feno. Sobre os cuidados com o meio ambiente, a Carpa é um exemplo de produção com preservação.